Celebrada em todo o mundo como um monumento literário, a Divina Comédia, concluída em 1321 e escrita por Dante Alighieri (1265–1321), é amplamente considerada a maior obra já composta em italiano. O poema épico descreve a jornada de Dante através do Inferno, do Purgatório e do Céu, representando, em um nível mais profundo, o caminho da alma para a salvação.
Nos últimos anos de sua vida, o poeta e artista romântico William Blake (1757-1827) produziu 102 ilustrações para a obra-prima de Dante, desde esboços a lápis até aquarelas acabadas. Como o poema arrebatador de Dante, os desenhos de Blake variam de cenas de sofrimento infernal à luz celestial, da desfiguração humana horripilante à perfeição da forma física. Embora fiel ao texto, Blake também trouxe sua própria perspectiva para alguns dos temas centrais de Dante.
Hoje, as ilustrações de Blake, deixadas em vários estágios de conclusão no momento de sua morte, estão dispersas entre sete instituições diferentes. Esta edição TASCHEN reúne estas obras, juntamente com os principais trechos da obra-prima de Dante. Dois ensaios introdutórios consideram Dante e Blake, assim como outros grandes artistas que foram inspirados pela Divina Comédia, incluindo Sandro Botticelli, Michelangelo, Eugène Delacroix, Gustave Doré e Auguste Rodin.
Com uma leitura íntima das ilustrações de Blake e muitos close-ups para permitir que os detalhes mais delicados deslumbrem, este é um encontro de tirar o fôlego com dois dos melhores talentos artísticos da história, bem como com temas universais como amor, culpa, punição, vingança e redenção.