Como quase nenhum outro artista de sua geração, Wolfgang Tillmans moldou nossa percepção do mundo. Dos primeiros retratos de seus amigos a naturezas mortas, fotos de viagens, nus, fotografias de paisagens e do céu, até seu trabalho abstrato, Tillmans criou uma infinidade de obras icônicas em sua linguagem visual inconfundível, abrindo novos caminhos e possibilidades para a fotografia e a contemporaneidade arte. Em 2000, ele foi o primeiro fotógrafo e o primeiro não britânico a receber o renomado Prêmio Turner.
Seu primeiro volume para TASCHEN (1995) mostra a geração jovem dos anos 1990, da qual o próprio Tillmans fez parte, em clubes, no Orgulho Gay, em eventos de moda e no dia a dia. Suas fotografias densas e realistas evocam utopias tangíveis da comunidade e da sociedade e também são documentos importantes de seu tempo. Com o volume seguinte, Burg (1998), Tillmans enriquece seu assunto com outra série de belas e agora icônicas fotografias. No centro de estudos da verdade (2005), suas imagens se condensam em composições ainda mais sutis e agora estão ao lado de obras completamente abstratas. Por fim, Neue Welt (2012) documenta as viagens de Wolfgang Tillmans ao redor do mundo: de Londres à Terra do Fogo, Índia, Papua Nova Guiné, Arábia Saudita e África Central, seguimos seu olhar sempre inquisitivo para as realidades de nosso planeta, para situações sociais com pessoas e mercados, tecnologia e arquitetura, e por último, mas não menos importante, natureza e astronomia. Para este volume, o artista pela primeira vez fez uso das novas possibilidades da fotografia digital. Isso possibilitou uma densidade de informação e contundência dificilmente vista em fotos até então. Esta publicação de 40 anos da TASCHEN combina o melhor dos quatro livros em um volume. O próprio Wolfgang Tillmans compilou esta edição, parcialmente a redesenhou, adicionou alguns trabalhos recentes e escreveu um novo prefácio.
Percorrendo esta coleção de imagens, que se estende por três décadas, há inúmeros momentos para se deliciar, momentos que ficam guardados não só na nossa memória coletiva, mas também na individual.
Sobre a série
A TASCHEN completa 40 anos este ano! Desde que começamos nosso trabalho como arqueólogos culturais em 1980, TASCHEN se tornou sinônimo de publicação acessível, ajudando bookworms em todo o mundo a curar sua própria biblioteca de arte, antropologia e aphrodisia a um preço imbatível. Em 2020, celebraremos 40 anos de livros incríveis, permanecendo fiéis ao credo de nossa empresa. A série 40 apresenta novas edições de algumas das estrelas do nosso programa - agora mais compactas, amigáveis ??no preço e ainda realizadas com o mesmo compromisso com uma produção impecável.